É ser forte e aguentar

Os livros do curso de Direito tem sido objetos em que Mônica se apoia para seguir em frente. Ela contou sua história no Programa Encontro com Fátima Bernardes no dia 1º de março deste ano. (Foto: Miriã Bonifácio/Jornal A Sirene)

Por Mônica Santos

Com o apoio de Miriã Bonifácio

Resiliência é você perder tudo e ainda conseguir levantar da cama.

É saber que tem que se manter forte, porque tem várias pessoas que precisam e confiam que você pode fazer a diferença.

É você estar acabada por dentro e colocar um sorriso no rosto só para manter as aparências, como se estivesse tudo caminhando bem.

 

  • Tá bem, Mônica?
  • Tô sim, graças a Deus.

 

É você ter uma palavra de conforto para aquela amiga, aquela senhora amiga que te parou na rua pedindo ajuda para fazer uma mudança, ou um conselho sobre o filho que está dando problema.

 

A gente não esquece o que a gente viveu, mas precisamos andar pra frente.

 

É você, no meio de tanta dificuldade, ainda ter força para enfrentar uma sala de aula, num curso de cinco anos, que você não acredita que ele é Direito, porque, no seu dia a dia, ele tem sido injusto.

É você ter dificuldades para fazer uma prova, é você não entender a matéria, é você sentar, chorar e não ter ninguém para te ajudar e, mesmo assim, você enfrentar as dificuldades.

É você ficar noites e noites sem dormir, sem saber como vai ser o amanhã, viver na incerteza e, mesmo assim, saber que existe um Deus que não te deixa desistir e te levanta todos os dias.

É você tentar lutar com suas forças e ver no que vai dar.