
[…]
O meu ou o seu caminho
não são muito diferentes,
têm espinho, pedra, buraco
pra mode atrasar a gente.
não desanime por nada
pois até uma topada
empurra você pra frente!”
(Um ano de esperança – Bráulio Bessa)
2020, com toda certeza, foi, para todos nós, um grande desafio, um ano que se iniciou com tantos planos e que tiveram de ser readaptados para uma realidade que nenhum de nós esperava: a pandemia do Covid-19.
Nossas reuniões, nossos encontros e nossas visitas, sempre acompanhados de um bom cafezinho e de uma boa prosa, tiveram de ser reinventados. Substituídos por ligações, mensagens de WhatsApp e reuniões on-line, esse novo formato nos apresentou também novos desafios, como o acesso à internet, contudo, seguimos insistentes, aprendemos novas formas de construirmos juntos e seguimos nos desafiando
Nessa caminhada, a luta pela reparação justa tem se revelado árdua, mas cada vitória nos dá a certeza do poder da organização popular. E, por isso, celebramos a chegada de um outro ano em que, juntos, seguiremos em luta, dando continuidade à construção de um projeto que acreditamos e no qual cada atingido e atingida de Barra Longa desempenha um papel fundamental na nossa luta: caminhamos e crescemos juntos.
Esperamos que 2021 seja regado de conquistas, avanços, muita luta, organização popular, e que haja menos retrocessos. Que neste novo ano nos mantenhamos unidos e não percamos a esperança e a fé. Que nos apeguemos somente àquilo que nos trouxe sorrisos e aprendizados ao longo desse difícil ano.
Que 2020 leve embora consigo as injustiças, a ambição e a ganância. Que 2021 nos fortaleça como grupo, como povo que carrega consigo o potencial de transformação dessa sociedade e de enfrentamento das injustiças. E lembrem-se sempre:
“Companheiro/a me ajude, que eu não posso andar só.
Eu sozinho/a ando bem, mas com você ando melhor!”
(Trecho da ciranda feminista, cantiga popular [adaptado])
Que venha um bom ano para todos nós, em que seguiremos juntos! Nosso fraterno abraço,
Equipe de Assessoria Técnica AEDAS – Barra Longa