Editorial (Outubro/2019)

A infância é uma fase da vida que não pode ser repetida. É nessa fase que acontecem as primeiras interações e descobertas do mundo, que está ligado diretamente ao ambiente em que essas pessoas estão inseridas. As infâncias são sempre diferentes, cada criança vive a sua de uma maneira. No dia 5 de novembro de 2015, várias crianças tiveram suas infâncias atravessadas pelo crime da Samarco, Vale e BHP Billiton. Precisaram sair de suas comunidades e se adaptar ao alvoroço da cidade e, por isso, a forma como viviam suas infâncias foi alterada.

Hoje, muitas delas não são mais crianças, são adolescentes ou estão entrando nessa nova fase. Mas guardam marcas e saudades da infância em suas comunidades. Nesta edição de outubro, em comemoração ao mês das crianças, trouxemos adolescentes para construírem essa nova edição da forma que sentissem vontade. Desde as pautas, passando pelas entrevistas, até as fotos. Todo o processo de produção foi pensado por eles(as). Contamos com a ajuda do programa de extensão “Sujeitos de suas histórias”, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, coordenado pelo professor André Carvalho e pela professora Karina Gomes  Barbosa. O programa desenvolve oficinas com a Escola Municipal de Paracatu de Baixo, ao ensinar técnicas jornalísticas e trabalhar memória com os(as) estudantes. Assim, o programa nos auxiliou com oficinas nas escolas de Paracatu e Bento Rodrigues.

Nas próximas páginas, você lerá sobre a relação de uma geração com os pés de frutas de suas comunidades, as brincadeiras que deixaram saudades e, também, as calçadas que assumiam outros papéis, além de serem um espaço para se locomover. Todas essas matérias mostram a importância dos locais atingidos para esses(as) adolescentes atingidos(as). São textos que revisitam e que preservam a memória, mas que também denunciam as reverberações causadas pelo crime da Samarco, Vale e BHP Billiton na infância dos(as) atingidos(as). 

COMENTE

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados

CADASTRE-SE NA NEWSLETTER

Send this to a friend