Vamos prosear?

É com muita alegria e satisfação que a equipe do Programa “Administração em Ação” da UFOP, em parceria com o Jornal A SIRENE, apresenta a coluna de perguntas e respostas “Vamos Prosear?”. Um espaço criado com muito carinho para que as comunidades atingidas possam enviar todas suas dúvidas sobre os temas abordados em nossos cursos: empregabilidade, gestão financeira e empreendedorismo. O objetivo do curso e da coluna é ajudar as pessoas atingidas com essas questões.

Por Geisa Angela Batista, Willian Geraldo Amaral de Oliveira e Equipe Administração em Ação

Qual o primeiro passo para empreender?

Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil. São necessários documentos, licenças, cadastros, além de ideias inovadoras. Às vezes, quando a dificuldade bate à porta, dá um certo desânimo. Mas o importante é não deixar essa vontade de ter seu próprio negócio se apagar. Reúna CORAGEM e comece a PLANEJAR seu negócio. Comece respondendo as seguintes perguntas: há negócios semelhantes na minha região? Como posso me diferenciar dos meus concorrentes? Quais as demandas não estão sendo atendidas pelos meus concorrentes? Qual o tempo que terei para me dedicar ao meu negócio? Quanto dinheiro poderei investir em meu negócio? Quanto tempo poderei esperar que o negócio dê resultados financeiros positivos? Com as respostas a essas perguntas iniciais, você já estará começando seu novo negócio com muita segurança, aumentando suas chances de sucesso.

O primeiro curso de empreendedorismo começou  no dia  24/03, e o segundo no dia 31/03.

Como devo gerenciar meu dinheiro?

Com tanta coisa acontecendo e com tantas decisões importantes em nosso dia a dia  é normal ter dúvidas sobre como melhor  organizar nossas finanças. Organizar nosso dinheiro no presente é pensar no futuro. Uma dica: a compra financiada ou parcelada sempre tem um custo embutido, mesmo quando o valor das parcelas é igual ao valor total do produto à vista. Isso se chama “o valor do dinheiro no tempo”. Então, dê preferência para os pagamentos à vista e SEMPRE negocie seu desconto com os fornecedores. Outra dica: como diz o ditado “dinheiro na mão é vendaval!”, por isso, evite andar com muito dinheiro na carteira e ficar comprando um monte de coisas “baratinhas”. Esses gastos pequenos fazem a maior diferença no final do mês!

O primeiro curso foi sobre o valor do dinheiro no tempo, que começou no dia 03 de março de 2021, e o segundo no dia 10 de março.

Como aumentar as chances de conseguir um bom emprego?

Lembrem-se que não basta ser bom no que se faz, é preciso saber dizer pras empresas no que somos bons. Já ouviu falar que “quem não se comunica, se trumbica?”, pois é, isso vale também para o mercado de trabalho. Observe seu currículo e pense: ele é atrativo? Ao entregá-lo em uma empresa, ele chama a atenção das pessoas ou ele é igual a um monte de outros que vão direto pra gaveta? Como eu posso destacar o meu currículo do das demais pessoas? Como posso interagir com as empresas, demonstrando minhas competências e experiências no ramo delas? Como me tornar um profissional atraente para as empresas? Pense consigo mesmo: quais são as qualidades que eu tenho que me diferenciam das outras pessoas que estão buscando a mesma vaga de trabalho que eu? Isso tudo aí a gente chama de empregabilidade. Portanto, para aumentar suas chances no mercado de trabalho, é importante que você se analise e descubra os SEUS pontos fortes e desenvolva ESTRATÉGIAS para melhorar seus pontos fracos.

A equipe do Programa “Administração em Ação” está planejando um monte de cursos para ajudar vocês nessas e outras demandas. Para saber mais, mande uma mensagem para o whatsapp (31) 98482 – 4166. 

Quer mandar sua pergunta pra gente? É simples: mande um e-mail para administracaoemacao.decad@ufop.edu.br , ou mensagem no whatsapp (31) 98482 – 4166. As perguntas selecionadas serão respondidas aqui no jornal.

O primeiro Módulo ainda conta com os cursos:

  •  Como se tornar mais competitivo no mercado de trabalho?, com início no dia 14 de abril e continuidade no dia 21 de abril;
  • Investimento – Risco e Retorno, com início no dia 05 de maio e continuidade no dia 12 de maio;

As inscrições para cada curso poderão ser feitas até um dia antes do início de cada curso, pelo número  (31)98482-4166.