Papo de Cumadres: a Renova e a pandemia

Consebida e Clemilda estão se sentindo invadidas, com a possibilidade da Renova voltar a atuar no território de Barra Longa, desrespeitando as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e propagando a peste.

Por Sérgio Papagaio

– Cumadre Clemilda, este povo da Renova e das barrage só pensa nu materiá, nu meiu de uma pandemia ês qué em Barra Longa vortá a trabaiá, sem si impoltá se nois vai contaminá.

– Uma coisa cumade Consebida, é com muita revorta que eu vô te falá, ficaru mais de quatru anu enrolanu e de angustia nus matanu, agora que u corona ta contaminanu, ês qué vortá a trabaiá, e arrumá uma outra forma de nus matá, e a cidade toda contaminá.

– Fiquei sabenu pela televisão, que onde a vale continua com us trabaiu da mineração, a produção maior num é de ferru, e sim de contaminação, com us ônibu lotado de trabaiadô fazendu agromeração.

– Prestenção cumadi o quantu que u pobre Vale na consideração da vale, num impolta de que Vale ele seja,  u que a gente sabe, atingidu ou não, trabaiodô da renova ou dá mineração, pras mineradora nois é só um numeru podendu ser apagadu, por rompimentu de barrage ou por contaminação, u que pra  ês num pode Pará, é a marvada produção.

– Agora cê falô tudu, sem dexá interrogação, nois pra vale é regeitu, sem a menor validação, quantu mais atigidu morrê, com esta tar contaminação, menus dinheru ês tira da gibera, pois num vai pagá us falicidu, e desta manera nois é outra vez atingidu.

– Parece que us prefeitu de muitas cidade tão iguar u de mariana que prefere a economia du, que a vida, e puriçu aceita a vorta da renova, pra trabaiá nu reacentamentu de Paracatu e de Bentu, que sempre impuraru com a barriga, e agora quer corrê com u siuviçu, e us atigidu por causa da pandemia num pode nem oiá,  quem, a obra vai avaliá? 

– Sujeitanu a população que o elegeu, a um acordu feitu pur cima, sem consurtá a população, submetedu todu mundo a uma triteza, com mais ou menos 700 pessoas confirmanu a marvadeza, dispresanu a vida que contráriu a quarquer cituação só dá uma safra, repete não.   

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados

CADASTRE-SE NA NEWSLETTER

Send this to a friend