Papo de Cumadres: o natal

Consebida e Clemilda sentem a tristeza aumentar com a proximidade das festas de fim de ano, é mais um natal de abandono.

Por Sérgio Papagaio

– Cumadre Clemilda já fez 5 ano que a barrage istorô e fez 6 natá com nois fora du nossu lugá de morá.

– Ah cumadi minha fia num gostu nem de alembra desta nossa agunia, as vez eu sonhu de vortá a sê minina e a acreditá nu Papai Noé de novu, mas dispois me alembru que u Papai Noé deve sê da Renova pois durante toda a minha vida de menina eu isperei por um presente que nunca veiu, eu parei de acreditá nu Papai Noé num é porque cresci não, foi porque iguar a Renova ele nunca trouxe meu presente e nem me deu satisfação.

– Ô cumadre muitu boa esta sua comparação incheugá as aparecência du Papai Noer com u povo que num faz reparação.

– Cumadi minina de Deus, nesta vida só 3 presente bão eu ganhei, minha minina, meu marido que dispois Deus recolheu e minha casa que a Samaucu com a lama de mim iscondeu. 

– É cumadre eu cá me alembru da cumiria que nós fazia, vinha us parentes du Barretu e até Dindinha lá d’água fria, us mininu correndu pra tudu inquantu é banda e  a nossa Senhora Aparicida tomanu conta de tudu lá da varanda.

– Cumadi agora meu coração deu um nó e minha boca ficô margosa quinei jiló, de alembra que a mãe Aparicida que nus sarvô  a mardita lama levô.

– É cumadre us presente que Deus deu pra nós foram levadu tudu pelus nossus algoz num sobrô nem us retratu de mãe Militinha e nem de nossus avós.

– É prima Consebida esta é uma das dor mais duida, num gostu nem de alembrá, num temu nossas casa para u natar passá e nem us retratu de tia Militinha, e nem de vovô mais vovó pra nossa sardade podê matá.

– Acaba que nois a 5 ano por causa da Renova que é iguar u Papai Noer, istamu fora de casa, isso chega a me dá medu de sabê que u sacu de promessa da Renova também é de briquedu. 

 É natal todos os dias que o menino Deus nasce e faz morada em nossos corações.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados

CADASTRE-SE NA NEWSLETTER

Send this to a friend