Estudantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Instituto Federal de Roraima tem entrada livre. Durante a exibição, o xamã e liderança Yanomami, Davi Kopenawa, estará presente. Cena do filme ‘A queda do céu’.
Divulgação
O filme “A Queda do Céu”, que tem como protagonista o xamã e líder indígena Davi Kopenawa, será exibido em uma sessão especial nesta terça-feira (10), em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. A produção será exibida no Playarte Cinemas do Roraima Garden Shopping, localizado no bairro Paraviana, zona Leste de Boa Vista.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
🎟️ Para a exibição do filme, além de convidados da Hutukara Associação Yanomami (HAY), estudantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Instituto Federal de Roraima tem entrada livre e gratuita, mediante apresentação de identificação estudantil.
Com cerca de uma hora e quarenta minutos, durante a exibição, estará presente o protagonista da obra cinematográfica Davi Kopenawa, que fará uma fala de abertura, assim como seu filho Dário Vitório Kopenawa e o diretor Eryk Rocha.
🎬 Produzido pela Aruac Filmes, o longa será exibido em sessão única. A partir da profecia sobre o fim do mundo, o protagonista do filme Davi Kopenawa, que é xamã e presidente da HAY, relata questões humanitárias, climáticas e ambientais aos napë pë [os não-indígenas, os brancos]. Em suas palavras, Davi fala do filme e do papel do cinema.
“Este filme é para mostrar ao povo da cidade o nosso trabalho, que é diferente, que não machuca a floresta, não machuca a nossa terra-mãe. É para eles sentirem, gostarem e respeitarem o nosso povo, nossa natureza, nossos rios. Assim, as futuras gerações vão continuar escutando a nossa fala. O filme tem uma força e uma energia muito forte. A força da mãe terra está mostrando para que o povo da cidade a respeite.”
🏹 A Queda do Céu
O filme é centrado na festa Reahu, ritual funerário e a mais importante cerimônia dos Yanomami, que reúne centenas de parentes do morto com a finalidade de apagar todos os rastros daquele que se foi e assim colocá-lo em esquecimento.
O longa metragem apresenta a cosmologia do povo Yanomami, o mundo dos espíritos xapiri, o trabalho dos xamãs para segurar o céu e curar o mundo das doenças produzidas pelos não-indígenas, o garimpo ilegal, o cerco promovido pelo povo da mercadoria e a Vingança da Terra.
LEIA MAIS:
Inspirado na cosmologia do povo Yanomami, filme ‘A Queda do Céu’ estreia no Festival de Cannes, na França
Após 12 anos, Yanomami fazem encontro sagrado de xamãs e reforçam presença indígena em território ameaçado pelo garimpo
Com a ameaça iminente da queda do céu, e cercados por garimpeiros e epidemias xawara, o xamã Davi Kopenawa e a comunidade Yanomami de Watorikɨ, nos convidam a participar do ritual sagrado Reahu, e confrontam o “povo da mercadoria” com uma contundente crítica xamânica.
“A Queda do Céu” é um filme dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, inspirado no livro homônimo de Davi Kopenawa e o antropólogo francês Bruce Albert, fruto de uma relação de 30 anos entre eles. O livro é considerado por muitos especialistas como uma das mais importantes obras contemporâneas.
O filme já ganhou nove prêmios e foi selecionado em mais de 60 festivais no mundo e no Brasil, com produção de Aruac Filmes, mais do que buscar transpor o livro para o cinema, a intenção dos diretores foi elaborar um novo capítulo cinematográfico da obra literária, a partir de uma relação estabelecida desde 2017 com Davi Kopenawa, seu filho Dário Vitório Kopenawa, Bruce Albert, os Yanomami da casa coletiva de Watorikɨ, onde foram feitas as gravações e a Hutukara Associação Yanomami, que é co-produtora do projeto.
Serviço
🏹 Sessão especial do filme “A Queda do Céu”
Quando: terça-feira (10), às 18h.
Onde: Sala de cinema da Playarte Multiplex, no Roraima Garden Shopping, localizado na Av. Ville Roy, 1544, bairro Caçari.
Quanto: Gratuito para estudantes do IFRR, UFRR e UERR
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.