Carta da Assessoria Técnica de Barra Longa aos(às) atingidos(as)

Registro da Feira de Saúde realizada em 2018 – Barra Longa-MG

[…]

O meu ou o seu caminho

não são muito diferentes,

têm espinho, pedra, buraco

pra mode atrasar a gente.

não desanime por nada

pois até uma topada

empurra você pra frente!”

(Um ano de esperança – Bráulio Bessa)

2020, com toda certeza, foi, para todos nós, um grande desafio, um ano que se iniciou com tantos planos e que tiveram de ser readaptados para uma realidade que nenhum de nós esperava: a pandemia do Covid-19.

Nossas reuniões, nossos encontros e nossas visitas, sempre acompanhados de um bom cafezinho e de uma boa prosa, tiveram de ser reinventados.  Substituídos por ligações, mensagens de WhatsApp e reuniões on-line, esse novo formato nos apresentou também novos desafios, como o acesso à internet, contudo, seguimos insistentes, aprendemos novas formas de construirmos juntos e seguimos nos desafiando

Nessa caminhada, a luta pela reparação justa tem se revelado árdua, mas cada vitória nos dá a certeza do poder da organização popular. E, por isso, celebramos a chegada de um outro ano em que, juntos, seguiremos em luta, dando continuidade à construção de um projeto que acreditamos e no qual cada atingido e atingida de Barra Longa desempenha um papel fundamental na nossa luta: caminhamos e crescemos juntos.

Esperamos que 2021 seja regado de conquistas, avanços, muita luta, organização popular, e que haja menos retrocessos. Que neste novo ano nos mantenhamos unidos e não percamos a esperança e a fé. Que nos apeguemos somente àquilo que nos trouxe sorrisos e aprendizados ao longo desse difícil ano.

Que 2020 leve embora consigo as injustiças, a ambição e a ganância. Que 2021 nos fortaleça como grupo, como povo que carrega consigo o potencial de transformação dessa sociedade e de enfrentamento das injustiças.  E lembrem-se sempre:

“Companheiro/a me ajude, que eu não posso andar só.

  Eu sozinho/a ando bem, mas com você ando melhor!”

(Trecho da ciranda feminista, cantiga popular [adaptado])

Que venha um bom ano para todos nós, em que seguiremos juntos! Nosso fraterno abraço,

Equipe de Assessoria Técnica AEDAS – Barra Longa