A feira voltou!

Uma mulher e um homem com toucas culinárias sorriem para a câmera em uma barraca de feira

A Feira Noturna de Mariana, que sempre acontecia toda quinta-feira e teve a realização interrompida por causa da pandemia, garantiu seu retorno na quinta-feira, dia 28 de abril. A Praça dos Ferroviários ficou cheia de jovens e famílias marianenses. As barraquinhas ofereciam pratos, como cuscuz, tropeiro, churrasquinho, pastel, salgadinhos, além de artesanato e quitutes. As tradicionais atrações do evento também retornaram para as crianças brincarem e para todos e todas curtirem com a música do Barroco Jazz e de Erika Curtiss.

Por Sérgio Papagaio

Em conversa com Milton Manoel de Sena, administrador e idealizador desse projeto de integração da sociedade de Mariana com outras pessoas atingidas, ele me disse que a Feira Noturna tem como princípio básico promover a igualdade social entre as pessoas atingidas de Mariana.

Seu Milton, como é conhecido na cidade, disse também que, ao seu ver, toda Mariana foi atingida pelo rompimento da barragem de Fundão. “Eu vejo a feira como um espaço onde todos são iguais e que, além de criar perspectiva de trabalho e renda, promove aquilo que acho mais importante, que é um movimento social, realizando o encontro e integralização das pessoas de diversas comunidades atingidas do município com os moradores da sede do município de Mariana, sem diferenciação ou discriminação”.

Seu Milton disse também que a feira foi criada para atender às necessidades de trabalho das pessoas atingidas das comunidades com as da sede do município. Segundo seu Milton, semanalmente, a feira gera renda para 35 famílias do município e em torno de 115 empregos.

Ele relata que, para esse recomeço, contou com uma forte colaboração da Prefeitura de Mariana, que vem custeando despesas que eles não teriam como arcar neste momento.

Seu Milton relatou ainda que, até agosto deste ano, a administração da feira será devidamente repassada para a Associação Feira Noturna de Mariana.

A Feira Noturna acontece às quintas-feiras, a partir das 17h, na Praça dos Ferroviários.

Acompanhe a programação pelo Instagram e pelo Facebook.