É o nosso caminho original

Caminhão tenta passar por estrada em más condições

No último dia 20 de março, os(as) moradores(as) de Bento Rodrigues organizaram um mutirão e abriram, por conta própria, o acesso ao território de origem, bloqueado desde o desbarrancamento de um trecho da estrada no início do ano. Como bem destacou a Assessoria Técnica Independente da Cáritas na coluna daquele mês, “munidos de pás, enxadas, picaretas, indignação e força coletiva”, a comunidade, cansada do descumprimento dos acordos e das falsas promessas, colocou em prática a manutenção que é de responsabilidade da Renova. Contudo, as estradas permanecem precárias e a dificuldade do acesso continua sendo motivo de cobrança dos(as) moradores(as), preocupados(as) principalmente com o risco de acidentes. Mesmo diante de todo descaso, a comunidade do Bento não abandona o lugar que as empresas parecem ter o interesse em manter fechado e esquecido. 

Por Marcos Manoel Muniz (Marquinhos) e Cristiano Sales

Com o apoio de Joice Valverde

Fotos: Zezinho do Bento

A estrada veio a cair em janeiro e aí ficamos naquela luta pedindo para arrumar, passando por Camargos, onde a estrada também tava muito ruim e perigosa, ou dando volta por Santa Rita, passando pela área da própria Samarco, onde é a barragem, mas com autorização deles, horário, batedor pra estar te guiando, tinha hora que você queria passar, mas tinha que ficar esperando o horário. E foi assim até que os moradores falaram: “ah, vamos abrir a estrada”. 

Marcos Manoel Muniz (Marquinhos), morador de Bento Rodrigues

O nosso acesso está muito precário. Não é de hoje que viemos pedindo às empresas  para dar a manutenção devida nas estradas, mas é um jogo de empurra e empurra. Nós, moradores, precisamos abrir um pedaço da estrada na mão para podermos passar, pois as empresas sequer deram a devida atenção. Vejo que é uma falta de respeito com nós, moradores. As empresas foram as maiores causadoras e não estão nem aí para nós. E ainda os seus veículos continuam utilizando nossas estradas. A situação das estradas está muito ruim, nem Patrol passa nelas. Eles fazem de tudo para nós não permanecermos em Bento de origem.

Cristiano Sales, morador de Bento Rodrigues

Naquele dia, tava até gostoso de trabalhar, de ver a animação da turma. Acho que a gente já tinha que ter feito isso há mais tempo, até mesmo para mostrar para as empresas que, quando a gente quer, a gente faz. Não precisava ficar pedindo favor, esse tipo de coisa. Torna-se muita humilhação. Lógico, a gente continua pedindo para eles, Renova e prefeitura, melhorarem o acesso, porque, do jeito que tá lá hoje, só passa carro pequeno. É perigoso a passagem? É. Mas é o nosso caminho original, daqui de Mariana pra Bento é o menor caminho. Então quem gosta de ir, quem vai pra ficar o final de semana, acaba indo. 

Marcos Manoel Muniz (Marquinhos), morador de Bento Rodrigues