Sem fé, o que seria de nós?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Ilustração exibe uma mão segurando uma vela acesa

Arte: Antonio Junior (Alicate)

Por Andreia Sales, Madalena Santos, Maria José Horta Carneiro Silva (Lilica), Marinalva dos Santos Salgado e Mônica Santos

Com apoio de Silmara Filgueiras

A fé caminha junto àqueles que acreditam em algo, que confiam e que, de alguma forma, encontram nela o descanso. Sabemos que os desafios, as dificuldades e o cansaço tem sido insistentes nessa caminhada, porém a fé renova as nossas forças e não nos deixa desistir de lutar pelo que é nosso. Tenho certeza de que sem ela não seríamos nada, quem sabe apenas marionetes aos comandos da empresa. Mas como temos a fé, sabemos que somente ela tem o poder de nos guiar, mais ninguém. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1511791756560{margin-top: 25px !important;}”][vc_column][thb_border][vc_column_text]A nossa fé é muito grande. Peço força a Deus e a Nossa Senhora Aparecida, pois está tudo muito difícil. Se não fosse pela fé, não sei se estaria resistindo.

Marinalva dos Santos Salgado, moradora de Bento Rodrigues

[/vc_column_text][/thb_border][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1511791769923{margin-top: 25px !important;}”][vc_column][thb_border][vc_column_text]Esperança. Esperança de que tudo vai se resolver da melhor maneira possível. Aprendi a ter fé com a minha avó Amélia que nunca desacreditou na misericórdia de Deus. O que me faz continuar na luta é a minha fé, que me ajuda a continuar lutando sempre.

Mônica dos Santos, moradora de Bento Rodrigues

[/vc_column_text][/thb_border][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1511791784639{margin-top: 25px !important;}”][vc_column][thb_border][vc_column_text]Se você tem fé, tem tudo. Ela é capaz de mover montanhas. Através dela somos realizados no todo poderoso que é Deus. Acreditar faz toda a diferença nessa luta que parece não ter fim. Se não fosse por ela eu já tinha desistido.

Maria José Horta Carneiro Silva (Lilica), moradora de Ponte do Gama

[/vc_column_text][/thb_border][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1511791797038{margin-top: 25px !important;}”][vc_column][thb_border][vc_column_text]Diante de tudo que estamos passando, pude perceber que nenhum morador deixou sua fé abalar, que a cada dia todos se agarraram na padroeira para poder vencer os desafios, pois sei que não é fácil ver nossas comunidades sem vida. Mas nós conseguimos reconquistar nossa alegria, através da perseverança e da união das pessoas. É como Zé Jair sempre fala: “Com fé e com paciência tudo se ajeita”.

Madalena das Dores Santos, moradora de Ponte do Gama

[/vc_column_text][/thb_border][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1511791809960{margin-top: 25px !important;}”][vc_column][thb_border][vc_column_text]A fé nos sustenta. É ela que nos faz lutar pelos nossos objetivos. Desde quando era criança, ela tem um significado muito forte pra mim. Algumas pessoas nos criticam por estar indo à igreja, participando das nossas festas na comunidade depois que tudo aconteceu. Mas nós temos sempre que manter nossas tradições e agradecer para nos fortalecermos.

Andreia Sales, moradora de Bento Rodrigues

[/vc_column_text][/thb_border][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1511791823375{margin-top: 25px !important;}”][vc_column][thb_border][vc_column_text]No dia de Nossa Senhora das Graças, inclusive esse ano fui a rainha da bandeira, fizemos um apelo tão forte para que tudo desenrolasse tranquilo, que tudo fosse da vontade de Deus. As festas a gente faz com tristeza, e um misto de alegria, que nada tem a ver com os rituais antigos. A tristeza maior é quando fazemos a preparação e não podemos seguir os mesmos moldes de antes. Não tem mais as mesmas características e também é triste quando acaba e temos que voltar, entrar no ônibus. Hoje, a gente tem que programar, pedir licença, só falta pedir ofício pra Deus, mas a gente vai vivendo tentando resgatar.

Luzia Queiroz, moradora de Paracatu de Baixo

[/vc_column_text][/thb_border][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row]