Com fé, a gente continua

[vc_row][vc_column][vc_raw_html]JTNDY2VudGVyJTNFJTBBJTNDaWZyYW1lJTIwd2lkdGglM0QlMjI1NjAlMjIlMjBoZWlnaHQlM0QlMjIzMTUlMjIlMjBzcmMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy55b3V0dWJlLmNvbSUyRmVtYmVkJTJGUXZFcmtDY2tKUUElMjIlMjBmcmFtZWJvcmRlciUzRCUyMjAlMjIlMjBhbGxvdyUzRCUyMmF1dG9wbGF5JTNCJTIwZW5jcnlwdGVkLW1lZGlhJTIyJTIwYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuJTNFJTNDJTJGaWZyYW1lJTNFJTBBJTNDJTJGY2VudGVyJTNF[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Por Balduína Leão Gonçalves e Maria Geralda

Com o apoio e fotos de Daniela Felix e Wandeir Campos

Domingo. 17 de junho. Primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo 2018. Enquanto milhares de brasileiras e brasileiros se reuniam para assistir a partida da Seleção Brasileira contra a Suíça, os(as) moradores(as) de Paracatu de Baixo se encontravam, mais uma vez, para celebrar o seu padroeiro. Manifestação cultural da comunidade, a Festa de Santo Antônio é símbolo de um grande momento de expressão da fé e comunhão dos moradores. Além da missa, os tambores da Folia de Reis e a quadrilha da Festa Junina do Paraca também fizeram parte do dia.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1531494724994{margin-top: 24px !important;}”][vc_column][thb_border][vc_column_text]Antes, para organizar a celebração do nosso padroeiro, tínhamos os “festeiros”, que eram as pessoas responsáveis. E a festa era muito animada. Tinham dois tipos de banda, barraquinhas, quadrilha das crianças, dos jovens, dos pais, e muitas outras atividades. Mas, depois dessa tragédia, todo mundo foi desanimando, porque ficou pra cá [em Mariana], separado. Só que eu percebi que isso não poderia acontecer, que as festas não podiam acabar, porque, se a gente deixar se perder, não vamos ter isso em Lucila. Então, conversei com o Padre Alex e depois com o Padre Reginaldo pra gente fazer a festa. E deu certo. No sábado, levantamos o mastro com a Folia de Reis. No domingo, fizemos a missa. Pedi pra Angélica ajudar na quadrilha e pro Tcharle levar a barraquinha dele. Isso foi para lembrar um pouco de tudo o que já aconteceu naquele lugar. Agora, vamos começar a planejar a festa do Menino Jesus. Assim, a gente resgata as nossas tradições.

Maria Geralda, moradora de Paracatu de Baixo

[/vc_column_text][/thb_border][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1531495380623{margin-top: 24px !important;}”][vc_column][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1531494741511{margin-top: 24px !important;}”][vc_column][thb_border][vc_column_text]Desde 2008, eu faço parte do ministério da Igreja de Paracatu de Baixo. No início, eu fiquei com medo de pegar o ministério, porque é muita responsabilidade, né? Hoje sou Ministra Extraordinária da Eucaristia. Participo da festa do Santíssimo e da comunhão. Para ser ministra, a gente fez curso por um tempo e várias reuniões na Igreja. Fiz e recebi o diploma. Recentemente, fiquei um ano e meio afastada do ministério, porque estava fazendo um tratamento de saúde em Itabirito, retomei ano passado. Este ano, fiz parte da ministração da Festa de Santo Antônio e fui bem feliz, até. Dona Laura, minha comadre, estava lá. Participar daquele momento, trabalhando e cuidando da Igreja, foi muito bom pra gente saber quem foi lá e ainda fazer visitas aos irmãos doentes que não puderam participar da comunhão. Pelo dia que foi, teve até muita gente, né? Tinha jogo do Brasil e, mesmo assim, o povo foi.

Balduína Leão Gonçalves, moradora de Paracatu de Baixo

[/vc_column_text][/thb_border][/vc_column][/vc_row]