Papo de Cumadres: saúde mental

Consebida e Clemilda estão preocupadas com o acordo que a gestão anterior da prefeitura de Barra Longa fez com a Renova, o plano de ações em saúde acordado entre as partes, não contempla as necessidades básicas do município.\

Por Sérgio Papagaio

– Cumadre Clemilda este acordu feitu pela Renova e a gestão anterior da perfeitura, não miora nossa saúde só traz mais amargura.

– ÊS combinaru de passá uma ismola pra ajudá na saúde de Barra Longa por mais dois anos, será que ês tem profeta pra tá adivinhanu que us nossus pobrema vai durá só dois anos?

– É justamente isto que eu tava pensanu o probrema de saúde vai só armentanu num adianta tratá da firida sem eliminá u que á está carsanu, quem rebento a barrage e carsô u danu é quem tem que tá reparanu.

–  Ês acha que é só us metá que istá a nus contaminá a farta de uma justa reparação e du reconhecimento também carsa aduecimentu.

– Ês qué nus inchê di remédio, pra tratá nossas mardades mentá, u usu contínuo  de remediu carza dependência que mais tarde vira outra duença 

– Eu achu que quarquer dia desse nois deve amará um panu pretu na cintura pois, de tantu tomá remédio, nois vai parecê duas caixinhas deses psicotrópico, que amargura.

– Será que u que ês qué  é nus dopá, pamode nois fica boba e num consigui lutá pra nossus direitu conquistá?

– Cumadi minina de Deus de nada mais nois pode duvidá, ês pode querê nus bambiá, e pra isto vortá au passadu, usando metodus medievá.