Sobre Nós

JORNAL A SIRENE:
A voz das pessoas atingidas pela barragem de Fundão

A luta pelo direito de voz das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, das mineradoras Samarco/Vale/BHP, em Mariana (MG), tem uma importante arma: o Jornal A SIRENE. Produzido pelas pessoas atingidas, o veículo está no epicentro da maior tragédia socioambiental do Brasil e é mantido por um acordo entre os(as) atingidos(as), o Ministério Público e a Arquidiocese de Mariana.

No dia 5 de cada mês (data que marca a tragédia que matou 19 pessoas e destruiu diversas comunidades), é lançada uma nova edição do Jornal. São veiculados relatos sobre as dificuldades enfrentadas e, também, denúncias sobre a Samarco e suas controladoras, esclarecimentos para as comunidades atingidas, além de troca de experiências entre os antigos vizinhos.

Publicado desde fevereiro de 2016, o Jornal A SIRENE produziu histórias grandiosas sobre os efeitos da tragédia na vida de centenas de famílias. São destaques o resgate de patrimônios soterrados pela lama em Bento Rodrigues e o preconceito vivido por atingidos(as) que decidem clamar por seus direitos em uma cidade dividida pelos rumos da mineração.

Com o apoio de grupos técnicos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), de assessorias direcionadas às pessoas atingidas, atores sociais ligados à justiça social, movimentos sociais e coletivos, o Jornal A SIRENE conta com dezenas de colaboradores.

Republicação

Nosso conteúdo pode ser republicado, gratuitamente, a pedido, desde que seja publicado na íntegra e com os devidos créditos.

Pedidos de republicação podem ser enviados ao email do jornal: redacao@jornalasirene.com.br.