Perfil: Cristiano Sales

Integrante da Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF) de Mariana

A CABF é um coletivo eleito e legitimado desde 2015 pela dedicação de incansáveis esforços para que as suas comunidades sejam reparadas. Conheça um pouco mais sobre essas pessoas e as principais conquistas alcançadas ao longo destes seis anos de luta. Saiba mais na matéria “Nós Somos a Comissão

* * *

Cristiano Sales, 38 anos, motorista. Representante de Bento Rodrigues

Cristiano representa a sua comunidade frente ao crime da Samarco, Vale e BHP na Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF). Morador de Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG), ele luta para que todas as pessoas atingidas tenham seus direitos atendidos. Para Cristiano, as três mineradoras são as maiores criminosas do mundo.

O que te motiva?

O que me motiva a estar participando é manter a garra e a coragem, porque muitas pessoas não têm essa coragem de participar, porque, às vezes, têm vergonha. Então eu vejo que o que me motivou foi isso, essa garra, essa vontade de lutar pelos meus direitos.

Quais as maiores conquistas da Comissão, na sua opinião?

O cadastro. Foi uma luta que nós lutamos contra as empresas, porque elas não queriam aceitar. Isso é uma conquista de muito ganho pra gente. Outra luta importante foi pelo processo [seguir no âmbito estadual], naquela vez que foi pra instância federal e depois voltou para [a comarca de] Mariana. Também foi uma luta nossa, da Comissão e das comunidades, de estar participando dos processos do reassentamento, poder falar o que a gente quer, como pode ser nossas casas. Se não, acho que eles faziam do jeito deles. Acho que é isso, essas conquistas, mas são várias as coisas conquistadas através da Comissão.

Integrantes da CABF. Arte: Wandeir Campos