Perfil: Mirella Lino

Integrante da Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF) de Mariana

A CABF é um coletivo eleito e legitimado desde 2015 pela dedicação de incansáveis esforços para que as suas comunidades sejam reparadas. Conheça um pouco mais sobre essas pessoas e as principais conquistas alcançadas ao longo destes seis anos de luta. Saiba mais na matéria “Nós Somos a Comissão

* * *

Mirella Regina Lino de Sant’Ana, 23 anos, estudante.
Representante de Ponte do Gama na CABF.

Mirella é moradora de Ponte do Gama, subdistrito de Mariana (MG). Ela faz parte da Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF), representando as comunidades rurais, e é a integrante mais jovem do grupo. 

O que te motiva?

O que me motiva a ocupar esse lugar, nessa instituição, é mesmo o sentimento de fazer com que os direitos do meu povo, da minha comunidade e também das outras comunidades sejam realmente defendidos e alcançados e que o processo tenha a garantia da participação dos atingidos,que é a parte violada nisso tudo. Não é um lugar muito fácil de ser ocupado, principalmente porque eu sou uma jovem ainda, amadureci junto com esse processo, há quase seis anos, e estamos aí até hoje. O sentimento maior é esse: a luta pela garantia de que a parte violada seja uma parte atuante no processo de reparação.

Quais as maiores conquistas da Comissão, na sua opinião?

A Comissão está sempre presente nas audiências. Ela também atua muito junto à Assessoria Técnica, a Cáritas, para elaborar e conseguir formas de construção de ferramentas para que o direito à participação dos atingidos na reparação, que a gente tanto fala, seja de fato alcançado. Uma das conquistas foi, por exemplo, a elaboração da Matriz de Danos, que teve a participação dos atingidos e da Comissão também.

Integrantes da CABF. Arte: Wandeir Campos