Perfil: Marino D’Angelo

Integrante da Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF) de Mariana 

A CABF é um coletivo eleito e legitimado desde 2015 pela dedicação de incansáveis esforços para que as suas comunidades sejam reparadas. Conheça um pouco mais sobre essas pessoas e as principais conquistas alcançadas ao longo destes seis anos de luta. Saiba mais na matéria “Nós Somos a Comissão

* * *

Marino D’Angelo, 52 anos, trabalhador rural. Representante de Paracatu de Cima

Marino é morador de Paracatu de Cima, uma pessoa que sempre atuou em sua comunidade. A todo o momento procurou fazer o bem e, a partir do instante que integrou a Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF), levou consigo a responsabilidade de  representar os(as) atingidos(as) na busca por seus direitos.

O que te motiva?

É o objetivo de quem se candidata a representar o povo. E isso eu fiz com muita dignidade, coloco a cabeça no travesseiro e minha consciência não me cobra nada, eu deito e durmo. Fui uma pessoa considerada desequilibrada dentro da Comissão por não aceitar falcatruas. Passei por dificuldades como membro, mas eu tenho o tempo como o meu maior aliado. O tempo tem o poder de mostrar quem tá certo e quem tá errado. Então é assim que me defino dentro da Comissão.

Quais as maiores conquistas da Comissão?

Os principais direitos conquistados, na minha opinião, são o direito do reassentamento familiar, o reconhecimento de novos núcleos, o direito do meeiro receber três hectares de terra para continuar seu modo de vida, o direito a não permuta e um direito muito importante também das pessoas poderem escolher outra terra, outro lugar pra morar, em qualquer lugar que ele acha conveniente. E um direito um pouco restrito, mas que foi importante, é o direito das pessoas que optaram pela reconstrução, fazer a casa no mesmo lugar e se arrepender depois da casa pronta, né, por ver que ali não é o mesmo lugar que eles viviam antes, que hoje a lama transformou o lugar deles em um novo universo.

Integrantes da CABF. Arte: Wandeir Campo