Perfil: Sônia Nazaré

Integrante da Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF) de Mariana

A CABF é um coletivo eleito e legitimado desde 2015 pela dedicação de incansáveis esforços para que as suas comunidades sejam reparadas. Conheça um pouco mais sobre essas pessoas e as principais conquistas alcançadas ao longo destes seis anos de luta. → Saiba mais na matéria “Nós Somos a Comissão

* * *

Sônia Nazaré, 34 anos, secretária do lar. Representante de Pedras

Sônia Nazaré é uma pessoa que luta por todos e, principalmente, por sua família. Sua luta dentro e fora da Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF) é para garantir que os direitos dos(as) atingidos(as) sejam assegurados, porque o que aconteceu não foi fácil, “só Deus para ajudar”.

O que te motiva?

Minha motivação é querer ver meus pais felizes novamente. Ver eles conquistarem as coisas deles, é isso que me faz ficar forte, lutar por eles e por todos, para todo mundo ter seu direito merecido. E, principalmente, ver eles na casinha deles. Não vai ser como era antes, mas para eles seguirem a vida adiante. É o que motiva a gente a não desistir nunca, porque nó… a gente vive um pesadelo. E isso não acaba de jeito nenhum. Eu não consigo parar de lutar não, porque enquanto não ver meus pais felizes, em um lugarzinho que é deles, eu não vou parar de lutar. A luta vai continuar sempre.

Quais as maiores conquistas da Comissão?

A principal conquista foi lutarmos todos juntos pela moradia digna. A minha família mesmo não teve ainda esse direito, mas a gente fala conquistar porque pelo menos já lutamos juntos e sabemos que temos esse direito. Graças a Deus, foi uma luta que, sim, foi firme, mas conquistamos e teve mais coisa que a gente conquistou como compensações. Graças a Deus conquistamos bastante coisa, muita luta lá na zona rural, todo mundo junto, todo mundo unido, todos com aquela força. Garra mesmo, pra conquistar as coisas.

Integrantes da CABF. Arte: Wandeir Campo