Perfil: Expedito Lucas da Silva (Caé)

Integrante da Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF) de Mariana

A CABF é um coletivo eleito e legitimado desde 2015 pela dedicação de incansáveis esforços para que as suas comunidades sejam reparadas. Conheça um pouco mais sobre essas pessoas e as principais conquistas alcançadas ao longo destes seis anos de luta. Saiba mais na matéria “Nós Somos a Comissão

* * *

Expedito Lucas da Silva (Caé), 50 anos, motorista e apicultor. Representante de Bento Rodrigues

Expedito Lucas da Silva, conhecido como Kaé, é representante de Bento Rodrigues, na Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF). Ele dedica seu tempo na Comissão para garantir os direitos dos(as) atingidos(as). 

O que te motiva?

O que me motiva é lutar pelos direitos dos atingidos.

Quais as maiores conquistas da Comissão?

Uma das principais conquistas que tivemos foi ter a assessoria técnica, porque sem a assessoria as coisas estariam mais difíceis para a gente. A segunda conquista foi a reformulação do cadastro, achei uma peça fundamental para nós atingidos. Ela foi feita em conjunto, então já é um fruto da Comissão, em conjunto com a Cáritas e todos os demais parceiros, como as universidades e o Ministério Público. Acredito que essa tenha sido uma das maiores vitórias que a gente teve, porque por ter sido feito em conjunto, não tinha como a empresa negar, né? Tivemos mais algumas conquistas, mas os dois pontos chaves são esses, no meu ponto de vista.

Integrantes da CABF. Arte: Wandeir Campos